PROJETO - QUIZ: INTERDISCIPLINARIDADE E CONHECIMENTOS GERAIS ATRAVÉS DOS COMUNICADORES INSTANTÂNEOS



GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO


ESCOLA ESTADUAL MENDES GONÇALVES









QUIZ: INTERDISCIPLINARIDADE E CONHECIMENTOS GERAIS ATRAVÉS DOS COMUNICADORES INSTANTÂNEOS











PONTA PORÃ – MS
ABRIL 2013

JUSTIFICATIVA
O presente projeto partiu da necessidade de se trabalhar com uma metodologia diferenciada, na qual pudesse atrair a atenção e interesse dos alunos e para atender a CI 011/2013 que trata da formação continuada 2013. De acordo com Bruner (apud BACHELARD, 2001, s/p), O que leva a pessoa a aprender são os aspectos internos, como objetivos, intenções, expectativas e planos, na qual o desejo de aprender é intrínseco; o aluno somente estaria motivado quando se interessasse pelo assunto, vendo na aprendizagem do mesmo a satisfação de sua necessidade de conhecimento. Assim, nós educadores devemos aproveitar, a curiosidade, desejo de competição, o prazer em brincar..., para tentar modificar o ensino dito mais “tradicional”. Pensando nisto, escolhemos esta metodologia que envolverá interdisciplinaridade, competição, recursos midiáticos e trabalho em grupo. 

OBJETIVO GERAL
Inserir as tecnologias educacionais e recursos midiáticos no ensino, dinamizando o aprendizado e incentivando o estudo em grupo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Procurar novas formas de aprendizagem e avaliação;
·         Estimular a curiosidade e o trabalho em grupo;
·         Oportunizar o conhecimento através da pesquisa e do lúdico.
·         Trabalhar com interdisciplinaridade;
·         Despertar o interesse pela aprendizagem através de competições;

METODOLOGIA
NA COORDENAÇÃO E STE (Sala de Tecnologia Educacional)
·         Cada professor irá entregar de cinco a dez questões em forma de “QUIZ”, curtas e de resposta rápida, relacionadas com sua área de conhecimento e de acordo com a faixa etária atendida por ele a coordenação e/ou Progetec.
·         A coordenação e/ou Progetec ficará responsável por digitar e formatar as questões para o jogo tanto para a sala de aula quanto para área virtual montando assim um banco de dados.
·         As questões de conhecimentos gerais serão pesquisadas em sites que oferecem jogos nesse formato de acordo com a faixa etária de cada período.
·         A coordenação abrirá uma conta de e-mail/grupo no Hotmail para utilizar o MSN/Skype nesta atividade e adicionará os alunos e professores à lista de contatos do email e/ou grupo.
·         Os sites utilizados para pesquisa de questões serão relacionados na fonte de pesquisa.
·         METODOLOGIA: Estudo dirigido com roteiro idêntico – a partir de modelo serão reproduzidas novas questões.
Observação: Fica a critério do professor incentivar os alunos a criarem as questões. Sugestão: pedir que cada aluno formule uma questão para cada disciplina de seu ano identificando a qual disciplina pertence cada uma para facilitar o processamento de dados na hora de montar o banco que questões.

NAS SALAS DE AULA
·         As salas serão divididas em equipes de no máximo 5 integrantes onde pelo menos um dos integrantes tenha uma conta no Hotmail/MSN e Facebook, que competirão entre si. A equipe vencedora representará a sala na competição em ambiente virtual.
·         O jogo de Quiz em sala de aula será feito utilizando as questões elaboradas pelos professores e alunos e jogos como o “Jogo de Caras”, “Quiz" e “Show do Milhão” que trazem questões no formato trabalhado neste projeto.
·         METODOLOGIA: Trabalho em grupo que desenvolverá o raciocínio rápido e o espírito cooperativo.

Observação: Fica a critério do professor incentivar os alunos a criarem as questões. Sugestão: pedir que cada aluno formule uma questão para cada disciplina de seu ano identificando a qual disciplina pertence cada uma para facilitar o processamento de dados na hora de montar o banco que questões.


NA STE
Depois de definidas as equipes que irão representar as salas a competição passa a ser em ambiente virtual. De onde sairá os três melhores de cada etapa de ensino por período.
Os três melhores do Fundamental I e II do matutino
Os três melhores do Fundamental II  e Ensino Médio no vespertino
Os três melhores do Fundamental II e Ensino Médio no noturno.
·         METODOLOGIA: Trabalho em grupo que desenvolverá o raciocínio rápido, espírito cooperativo e a competitividade.


O JOGO
Este projeto será dividido em 5 etapas.

1ª etapa – PREPARAÇÃO:
ü  Abertura de conta de email da escola no Hotmail.e Facebook;
ü  Elaboração de questões em formato de “Quiz”  por professores e alunos de acordo com a área de conhecimento e público atendido.
ü  Montagem de banco de questões somando as elaboradas pelos professores e as dos jogos Quiz, Caras e Show do Milhão e ainda as de sites que oferecem esse jogo.
ü  Aviso aos alunos da criação do projeto
ü  Chamada para a participação
ü  Elaboração de tabela de jogos para sala de aula e STE e Cronograma de realização.

Observação: Será feita cópia dos jogos Quiz, Caras e Show do Milhão, pois a escola não os possui, eles são de alguns professores da escola.
A participação dos alunos na sala de aula será obrigatória.
Poderá haver troca de integrantes nos grupos quando necessário, desde que seja mantida o número máximo de integrantes.

2ª etapa – INÍCIO:
ü  Formação de equipes com número máximo de cinco integrantes cada na sala de aula.
ü  Início do jogo em datas e horários estabelecidos no cronograma e tabela em anexo.
ü  Competição entre equipes na sala de aula com o professor como mediador.
ü  Definição da equipe ganhadora que representará a sala no ambiente virtual.
ü  Cada equipe vencedora deverá escolher um nome para identificá-la.

Observação: Na sala de aula o desafio acontecerá como debate e o professor será o mediador. Cada grupo responderá um “quiz" que valerá um ponto para cada resposta certa. Respostas erradas não somam pontos para nenhuma equipe.

3ª etapa – INTERSALAS:
ü  Na STE cada grupo será disposto à frente de um computador a frente de um computador logado ao MSN com uma chamada em grupo no chat da escola de acordo com tabela de jogo em anexo.
ü  Os temas serão escolhidos dentre os conteúdos do 4º (quarto) ano ao 7º (sétimo) ano no período matutino. Do 8º (oitavo) ano e 9º (nono) ano e Ensino Médio do período vespertino. E do 6º ao 9º anos  e Ensino Médio do período noturno.
ü  Nesta parte da competição haverá participação na STE através do MSN e desafios em horários determinados para serem respondidos no prazo de 24 horas através do Facebook.
ü  Na STE os alunos não poderão consultar nenhuma fonte de pesquisa material ou virtual. Ganha o ponto a equipe que responder certo primeiro. A consulta só será permitida aos componentes da própria equipe.
ü  Nos desafios pelo Facebook poderão consultar todas as fontes disponíveis. Ganha o ponto a equipe que responder certo no menor tempo.
ü  No dia da competição os computadores serão organizados de  forma que o professor possa ver todos os computadores, para garantir que os aluno não saiam do msn para pesquisar resposta na internet durante o jogo.
ü  A cada dia de competição serão utilizadas quatros aulas, que será as 4 últimas aulas, saindo um grupo de cada sala por aula. E em cada sala essa ordem de participação será através de sorteio.
ü  Ao final de cada rodada iremos ver o grupo que mais pontuou e teremos empate ou vencedor.

Observação: Cada equipe deverá ter um nome para postar as respostas em nome da equipe. No Facebook só serão consideradas as postagens que contenham o nome do grupo. Desconsiderando resposta de outras pessoas

ü  A disputa ocorrerá da seguinte forma:
Ø  Cada grupo participante com um computador será orientado a entrar no MSN.
Ø  Estaremos fazendo uma chamada em grupo, adicionando todos os participantes em um chat.
Ø  As perguntas serão lançadas no chat do msn e todos os alunos as receberão ao mesmo tempo.
Ø  Irá pontuar  o grupo que conseguir lançar a resposta certa primeiro.
Ø  Entre cada pergunta lançada será postada a seguinte mensagem:
o   Atenção: A partir de agora qualquer postagem será considerada como RESPOSTA.
o   Duas postagem por grupo acarretará eliminação automática da rodada.
o   O primeiro grupo a responder dentro de 5 minutos pontua.
o   Se a resposta estiver escrita errada, iremos analisar a segunda postagem, e se a escrita de todos estiver errada, pontua o primeiro que postou a resposta correta.
o   Se nenhum grupo acertar, ninguém pontua.

4ª etapa – PONTUAÇÃO:
ü  Ao final das três rodadas será feito a contagem dos pontos, em caso de empate será lançado mais três questões, onde apenas os grupos empatados deverão tentar responder. E se mesmo assim não sair o vencedor, será lançado mais uma questão, ai o grupo que responder primeiro será o vencedor.
ü  A contagem dos pontos no ambiente virtual será da seguinte forma:
§  PRIMEIRA RODADA: vitória: 2 pontos, empate: 1 ponto
§  SEGUNDA RODADA: vitória:3 pontos, empate: 2 pontos
§  PRIMEIRA RODADA: vitória: 5 pontos, empate: 4 pontos
ü  A contagem de pontos na sala de aula será um ponto por resposta correta.

5ª etapa – PREMIAÇÃO:

ü O grupo vencedor poderá escolher entre um rodízio de pizza ou um valor em dinheiro, esta premiação foi pensada para tentar estimular os alunos a participarem bem como induzir o 3º ano a estudar com afinco já que estes estão arrecadando dinheiro para a formatura, acreditamos que isso irá fazer com que os mesmos participem com mais competitividade.
ü Colocamos pontuações diferentes para cada dia de competição para tentar fazer com que nenhum grupo possa desistir, por ter perdido alguma rodada.


RECUROS UTILIZADOS
  • Computador
  • Routeador
  • Internet (Facebook)
  • Softwares
o   MSN
o   aMSN
·         Microsoft Word
·         Power Point
·         Show do Milhão
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada ao final das etapas 2 e 3 através da participação dos integrantes dos grupos.

FONTE DE PESQUISA




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