Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Texto produzido por aluna da Escola Mendes Gonçalves foi selecionado para participar da etapa estadual da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

A Escola parabeniza a Aluna e Professora pelo trabalho realizado.
Professor(a): Laralini Colman
Aluno(a): Deisi Noemi Jimenez Rolão
Título: Uma pequena cidade cheia de encantos e problemas

Texto:
       Sendo um país com uma grande extensão territorial, o Brasil, além de possuir exuberantes praias no litoral, tem vizinhos a sua volta, cidades fronteiriças, que são divididas por uma linha imaginária do mapa e por suas diversidades culturais, entre elas, está a pequena cidade de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul), mais conhecida como Princesinha dos Ervais.
 A cidade divide fronteira seca com Pedro Juan Caballero (Paraguai), apenas separadas por uma avenida, com um só passo viaja-se de um país para outro, admirando-se o quanto são diferentes, mas ao mesmo tempo iguais, com etnias, culturas misturadas em um só lugar. São consideradas irmãs gêmeas pelo seu contexto histórico, que por sua vez, é rico em fantasias, lendas e mistérios, porém ser uma fronteira tem suas vantagens e malefícios.
        Por ser pequena, não recebe a atenção especial que deveria, consequentemente fica como "porta de entrada e saída" para o contrabando de drogas e a fuga de pessoas desonestas, que aproveitam a fronteira para se esconder e escapar de suas respectivas obrigações de cidadão. Com pouca segurança e fiscalização, os contrabandistas de drogas, muitas vezes, passam despercebidos, levando um vício fatal para dentro e fora do país, destruindo vidas que possuíam um futuro próspero, separando famílias e interrompendo o futuro dessa geração.
       Ponta Porã uma cidade cativante e hospitaleira, no entanto, possui problemas que devem ser solucionados o mais brevemente possível, soluções estas que garantam a segurança da população e de seus visitantes, uma delas seria um maior investimento na fiscalização na região fronteiriça, que as verbas investidas sejam bem administradas e atendendo assim de forma efetiva, ela pode ser pequena, porém pode causar grandes problemas, danos ao país, caso não receba devida atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário