Carta Aberta aos estudantes e a população de Ponta Porã e Região.

                Carta Aberta aos estudantes e a população de Ponta Porã e Região.

A União Pontaporanense de Estudantes e Região – UPEr, entidade devidamente registrada em cartório, fundada em 6 de julho de 1981, através da sua nova diretoria, eleita em 22 de maio de 2014, composta pelo Presidente Markon Machado, Vice Wanderley Brandão dos Santos Junior, Secretária Geral Maria Natália Leite Alvarenga, Tesoureiro Geral Christian Alex Godoy, Conselho Fiscal presidido por Ismael dos Santos Oliveira assessorado por Angélica da Silva e Marcia da Silva vem através desta registrar e informar as ações da Diretoria anterior que cumpriu seu mandato de 2010 a 2014.
A UPEr atua principalmente na defesa dos direitos do Estudante, no apoio e elaboração de ações que fomentem a cultura, o esporte, o lazer, a participação politica e melhorias para a Educação, além de lutas pela classe e por melhorias para a população.
A atual diretoria da UPEr vem através desta carta aberta informar as ações da UPEr nos últimos anos com a proposta de tornar clara sua atuação e o compromisso da nova diretoria em realizar um trabalho de atuação no Movimento Estudantil ainda maior e melhor, de forma integrada com a sociedade, as Instituições de Ensino, as outras Organizações Estudantis, o poder publico e a população em geral.
De 2009 a 2013 a UPEr realizou o Desafio Interescolar de Conhecimentos Gerais, criado a principio pelo Programa de TV, Eu quero o Melhor, apresentado por  Jovilson Gimenes na TV RIT, que envolveu 13 escolas secundaristas de Ensino Médio, ou seja um envolvimento direto de mais de quatro mil estudantes ao todo, num alcance incalculável indireto onde através deste evento valoriza-se o estudante que se dedica aos estudos as instituições participantes.
Em 2010, firmou uma parceria com o PROCON para garantia de direitos do consumidor (estudante), como o direito a Meia Entrada.Resgatou o tradicional Concurso Cultural de Beleza chamado “Concurso Garoto e Garota Estudantil” para estudantes da Educação Básica e o “Concurso Garoto e Garota Estudantil Universitário” realizando-os em novo formato. Concurso este que era tradicionalmente realizado pela UPEr na década de 90.
Realizou também em 2011 e 2012, o Festival Estudantil de Musica que visa divulgar os trabalhos das bandas e grupos musicais formadas por estudantes de Ponta Porã. Este evento, em 11 de agosto de 2011, reuniu cerca de 3000 pessoas no ginásio das Faculdades Magsul.
            Desde 2012 realiza o Concurso Cultural de Redação UPEr- Rilex, em parceria com o informativo cultural Rilex, o tema em 2012 foi “O Centenário de Ponta Porã” e em 2013 foi “Juventude Cidadã”, onde estudantes escreveram sobre o legislativo, executivo, judiciário e sua visão geral da cidade de Ponta Porã e do Brasil.
Em 2011 apoiou o abaixo assinado coordenado pela estudante secundarista Mirella Eduarda, da Escola Estadual Joaquim Murtinho que reivindicava a instalação do Curso de Medicina em Ponta Porã (Curso que poderá ser implantado pela UNIESP em breve).
Naquele mesmo ano, foi parceira da UNOPAr reivindicando ampliação  de cursos no Campus de Ponta Porã onde destacou-se o trabalho da Coordenadora da Faculdade, a professora Eliane Silvestre, que atendeu as solicitações informais e em 2012 disponibilizou a ampliação de seus cursos para Ponta Porã, entre eles, matemática e em 2014 mais cursos ainda, entre eles, Educação Física.
Em 2012 defendeu na Câmara de Vereadores de Ponta Porã através da fala da Estudante Bruna Salinas, a criação de uma Secretaria Municipal de Juventude, para elaboração de politicas públicas para a Juventude. 
Naquele ano ainda, realizou o Debate entre os “prefeitáveis” da cidade de Ponta Porã, que reuniu quase duas mil pessoas e foi considerado por alguns críticos fundamental na decisão da juventude para escolher seu candidato naquele pleito eleitoral. Durante o debate reivindicou aos candidatos que moram fora e estudam fora de Ponta Porã, assim como o apoio financeiro aos estudantes residentes em Ponta Porã. Desta forma foi parceira a AUPP e da AAI na reivindicação de auxilio para estudantes universitários residentes em Ponta Porã que cursem o nível superior em Dourados e estudantes que moram nos assentamentos e estudam em Ponta Porã, onde a AUPP e AAI encabeçaram a campanha de transporte gratuito para estes Universitários.   
Ainda em 2012, através do vereador Agnaldo Miudinho conquistou depois de 31 anos de criação o título de utilidade pública municipal.
Em 2013 foi parceira da SEJUL na elaboração do projeto Juventude no Legislativo encabeçado pela SEJUL e apoiado pelas principais instituições de ensino de Ponta Porã. Colaborou com a criação do primeiro DCE em uma instituição privada em Ponta Porã, o DCE FAMAG. Apoiou a SEJUL na elaboração e realização do Primeiro Fórum de Politicas Publicas para a Juventude, onde atualmente um dos membros indicados pela UPEr ocupa a Vice- Presidência deste conselho.
Recebeu o convite da Web Radio Educadora e participou do Programa Educa Jovem que animava a juventude 2h por dia com programações ao vivo pela Internet.
Durante a semana santa em 2013 foi uma das parceiras da IASD (Igreja Adventista do Sétimo dia) na realização da Campanha Vida por Vidas realizada no Parque dos Ervais que incentivava a doação de Sangue e o cadastro de doadores de medula óssea como ação de cidadania Pró-Saúde.
É parceira da UNIESP desde a sua implantação em Maio de 2013 em Ponta Porã nas unidades FAP e FATEP, tanto na divulgação de seus cursos como também como nas realizações de Projetos Sociais.
Em Julho de 2013 participou das manifestações junto à classe trabalhadora e aos movimentos sociais em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul encabeçada pela FETEMS e em Ponta Porã pelo SIMTED, onde entre as reivindicações da pauta nacional, defendia mais segurança para a Região de Fronteira, 10% do PIB para a Educação (Pauta também defendida pela UNE e UBES) e mais uma vez Passe Livre para estudantes.
Atualmente a UPEr desenvolve um curso gratuito de Teatro com professores voluntários para estudantes secundaristas. Assim como através de uma parceria com a Associação Municipal de Kung Fu, onde distribui-se  bolsas parciais e integrais para estudantes secundaristas de rede publicas carentes. Participa ativamente de eventos realizados pela SEJUV – MS, em Ponta Porã é possui vagas no CMTT (Conselho Municipal de Transito e Transportes de Ponta Porã), e CMPP (Conselho Municipal da Mulher em Ponta Porã). Desenvolve palestras e programas de conscientização com os estudantes de Ponta Porã nas mais diversas áreas, entre outros.
Em parceria com UNIESP e a Câmara dos Vereadores de Ponta Porã realiza o Projeto/Programa Universitário Consciente onde os universitários da UNIESP ganham bolsa da Instituição e com a Coordenação da UPEr fiscaliza a situação da cidade registrando informações e coletando dados para levar ao Legislativo para que este solicite ações de melhorias junto com o Executivo.
Também desenvolve o Curso de Teatro coordenado pelo Professor voluntário formado em Artes Cênicas, Tony Moura, onde o mesmo ensina gratuitamente estudantes da rede Pública.
No inicio deste ano trouxe pela primeira vez para Ponta Porã um membro da executiva da UNE, a 3ª  Vice- Presidente, Adriele Manjabosco, que em agenda em Ponta Porã realizou diversas palestras e debates com estudantes secundaristas e universitários e participou do ato onde a UPEr passou a reconhecer oficialmente a UNE como entidade nacional representativa dos estudantes de nível Superior e a UBES como entidade nacional representante dos estudantes secundaristas.
Desta forma a nova diretoria da UPEr faz saber através desta carta aberta as ações da diretoria anterior e se compromete a trabalhar para continuar desenvolvendo ações do ME (Movimento Estudantil) em Ponta Porã e Região como assim fizeram muitos dos que passaram pela diretoria desta organização durante toda sua história.

Ponta Porã, 24 de Julho de 2014.

Diretoria:
Presidente da UPEr: __________________________________________________
Vice Presidente: _____________________________________________________
Secretaria Geral: _____________________________________________________
Tesoureiro Geral: _____________________________________________________
Presidente do Conselho Fiscal: ___________________________________________


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário