SECRETARIA DE ESTADO
DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL MENDES GONÇALVES
QUIZ:
INTERDISCIPLINARIDADE E CONHECIMENTOS GERAIS ATRAVÉS DOS COMUNICADORES
INSTANTÂNEOS
PONTA
PORÃ – MS
ABRIL
2013
JUSTIFICATIVA
O presente projeto partiu da
necessidade de se trabalhar com uma metodologia diferenciada, na qual pudesse
atrair a atenção e interesse dos alunos e para atender a CI 011/2013 que trata
da formação continuada 2013. De acordo com Bruner (apud BACHELARD, 2001,
s/p), O que leva a pessoa a aprender são os aspectos internos, como objetivos,
intenções, expectativas e planos, na qual o desejo de aprender é intrínseco; o
aluno somente estaria motivado quando se interessasse pelo assunto, vendo na
aprendizagem do mesmo a satisfação de sua necessidade de conhecimento. Assim,
nós educadores devemos aproveitar, a curiosidade, desejo de competição, o
prazer em brincar..., para tentar modificar o ensino dito mais “tradicional”.
Pensando nisto, escolhemos esta metodologia que envolverá
interdisciplinaridade, competição, recursos midiáticos e trabalho em
grupo.
OBJETIVO
GERAL
Inserir
as tecnologias educacionais e recursos midiáticos no ensino, dinamizando o
aprendizado e incentivando o estudo em grupo;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Procurar novas formas de aprendizagem e avaliação;
·
Estimular a curiosidade e o trabalho em grupo;
·
Oportunizar o conhecimento através da pesquisa e do
lúdico.
·
Trabalhar com interdisciplinaridade;
·
Despertar o interesse pela aprendizagem através de
competições;
METODOLOGIA
NA COORDENAÇÃO E STE
(Sala de Tecnologia Educacional)
·
Cada professor irá entregar de cinco a dez questões em
forma de “QUIZ”, curtas e de resposta rápida, relacionadas com sua
área de conhecimento e de acordo com a faixa etária atendida por ele a
coordenação e/ou Progetec.
·
A coordenação e/ou Progetec ficará responsável por
digitar e formatar as questões para o jogo tanto para a sala de aula quanto
para área virtual montando assim um banco de dados.
·
As questões de conhecimentos gerais serão pesquisadas
em sites que oferecem jogos nesse formato de acordo com a faixa etária de cada
período.
·
A coordenação abrirá uma conta de e-mail/grupo no
Hotmail para utilizar o MSN/Skype nesta atividade e adicionará os alunos e
professores à lista de contatos do email e/ou grupo.
·
Os sites utilizados para pesquisa de questões serão
relacionados na fonte de pesquisa.
·
METODOLOGIA: Estudo dirigido com roteiro idêntico – a
partir de modelo serão reproduzidas novas questões.
Observação: Fica a
critério do professor incentivar os alunos a criarem as questões. Sugestão:
pedir que cada aluno formule uma questão para cada disciplina de seu ano
identificando a qual disciplina pertence cada uma para facilitar o
processamento de dados na hora de montar o banco que questões.
NAS SALAS DE AULA
·
As salas serão divididas em equipes de no máximo 5
integrantes onde pelo menos um dos integrantes tenha uma conta no Hotmail/MSN e
Facebook, que competirão entre si. A equipe vencedora representará a sala na
competição em ambiente virtual.
·
O jogo de Quiz em sala de aula será feito utilizando
as questões elaboradas pelos professores e alunos e jogos como o “Jogo de
Caras”, “Quiz" e “Show do Milhão” que trazem questões no formato
trabalhado neste projeto.
·
METODOLOGIA: Trabalho em grupo que desenvolverá o
raciocínio rápido e o espírito cooperativo.
Observação: Fica a critério do
professor incentivar os alunos a criarem as questões. Sugestão: pedir que cada
aluno formule uma questão para cada disciplina de seu ano identificando a qual
disciplina pertence cada uma para facilitar o processamento de dados na hora de
montar o banco que questões.
NA STE
Depois de definidas
as equipes que irão representar as salas a competição passa a ser em ambiente
virtual. De onde sairá os três melhores de cada etapa de ensino por período.
Os três melhores do
Fundamental I e II do matutino
Os três melhores do
Fundamental II e Ensino Médio no
vespertino
Os três melhores do
Fundamental II e Ensino Médio no noturno.
·
METODOLOGIA: Trabalho em grupo que desenvolverá o
raciocínio rápido, espírito cooperativo e a competitividade.
O JOGO
Este projeto será
dividido em 5 etapas.
1ª etapa – PREPARAÇÃO:
ü Abertura de conta de email da escola no Hotmail.e Facebook;
ü Elaboração de questões em formato de “Quiz” por professores e alunos de acordo com a área
de conhecimento e público atendido.
ü Montagem de banco de questões somando as elaboradas pelos professores e
as dos jogos Quiz, Caras e Show do Milhão e ainda as de sites que oferecem esse
jogo.
ü Aviso aos alunos da criação do projeto
ü Chamada para a participação
ü Elaboração de tabela de jogos para sala de aula e STE e Cronograma de
realização.
Observação: Será feita cópia
dos jogos Quiz, Caras e Show do Milhão, pois a escola não os possui, eles são
de alguns professores da escola.
A participação dos
alunos na sala de aula será obrigatória.
Poderá haver troca de
integrantes nos grupos quando necessário, desde que seja mantida o número
máximo de integrantes.
2ª etapa – INÍCIO:
ü Formação de equipes com número máximo de cinco integrantes cada na sala
de aula.
ü Início do jogo em datas e horários estabelecidos no cronograma e tabela
em anexo.
ü Competição entre equipes na sala de aula com o professor como mediador.
ü Definição da equipe ganhadora que representará a sala no ambiente
virtual.
ü Cada equipe vencedora deverá escolher um nome para identificá-la.
Observação: Na sala de aula o
desafio acontecerá como debate e o professor será o mediador. Cada grupo
responderá um “quiz" que valerá um ponto para cada resposta certa.
Respostas erradas não somam pontos para nenhuma equipe.
3ª
etapa – INTERSALAS:
ü Na STE cada grupo será disposto à frente de um computador a frente de um
computador logado ao MSN com uma chamada em grupo no chat da escola de acordo
com tabela de jogo em anexo.
ü Os temas serão escolhidos dentre os conteúdos do 4º (quarto) ano ao 7º
(sétimo) ano no período matutino. Do 8º (oitavo) ano e 9º (nono) ano e Ensino
Médio do período vespertino. E do 6º ao 9º anos
e Ensino Médio do período noturno.
ü Nesta parte da competição haverá participação na STE através do MSN e
desafios em horários determinados para serem respondidos no prazo de 24 horas
através do Facebook.
ü Na STE os alunos não poderão consultar nenhuma fonte de pesquisa
material ou virtual. Ganha o ponto a equipe que responder certo primeiro. A
consulta só será permitida aos componentes da própria equipe.
ü Nos desafios pelo Facebook poderão consultar todas as fontes disponíveis.
Ganha o ponto a equipe que responder certo no menor tempo.
ü No dia da competição os computadores serão organizados de forma que o professor possa ver todos os
computadores, para garantir que os aluno não saiam do msn para pesquisar
resposta na internet durante o jogo.
ü A cada dia de competição serão utilizadas quatros aulas, que será as 4
últimas aulas, saindo um grupo de cada sala por aula. E em cada sala essa ordem
de participação será através de sorteio.
ü Ao final de cada rodada iremos ver o grupo que mais pontuou e teremos
empate ou vencedor.
Observação: Cada equipe deverá ter um nome para postar as respostas em nome da
equipe. No Facebook só serão consideradas as postagens que contenham o nome do
grupo. Desconsiderando resposta de outras pessoas
ü A disputa ocorrerá da seguinte forma:
Ø Cada grupo participante com um computador será orientado a entrar no
MSN.
Ø Estaremos fazendo uma chamada em grupo, adicionando todos os
participantes em um chat.
Ø As perguntas serão lançadas no chat do msn e todos os alunos as
receberão ao mesmo tempo.
Ø Irá pontuar o grupo que conseguir
lançar a resposta certa primeiro.
Ø Entre cada pergunta lançada será postada a seguinte mensagem:
o
Atenção: A partir de agora qualquer postagem será
considerada como RESPOSTA.
o
Duas postagem por grupo acarretará eliminação
automática da rodada.
o
O primeiro grupo a responder dentro de 5 minutos
pontua.
o
Se a resposta estiver escrita errada, iremos analisar
a segunda postagem, e se a escrita de todos estiver errada, pontua o primeiro
que postou a resposta correta.
o
Se nenhum grupo acertar, ninguém pontua.
4ª etapa – PONTUAÇÃO:
ü Ao final das três rodadas será feito a contagem dos pontos, em caso de
empate será lançado mais três questões, onde apenas os grupos empatados deverão
tentar responder. E se mesmo assim não sair o vencedor, será lançado mais uma
questão, ai o grupo que responder primeiro será o vencedor.
ü A contagem dos pontos no ambiente virtual será da seguinte forma:
§ PRIMEIRA RODADA: vitória: 2 pontos, empate: 1 ponto
§ SEGUNDA RODADA: vitória:3 pontos, empate: 2 pontos
§ PRIMEIRA RODADA: vitória: 5 pontos, empate: 4 pontos
ü A contagem de pontos na sala de aula será um ponto por resposta correta.
5ª etapa – PREMIAÇÃO:
ü O
grupo vencedor poderá escolher entre um rodízio de pizza ou um valor em dinheiro,
esta premiação foi pensada para tentar estimular os alunos a participarem bem
como induzir o 3º ano a estudar com afinco já que estes estão arrecadando
dinheiro para a formatura, acreditamos que isso irá fazer com que os mesmos
participem com mais competitividade.
ü Colocamos
pontuações diferentes para cada dia de competição para tentar fazer com que
nenhum grupo possa desistir, por ter perdido alguma rodada.
RECUROS
UTILIZADOS
- Computador
- Routeador
- Internet (Facebook)
- Softwares
o
MSN
o
aMSN
·
Microsoft
Word
·
Power
Point
·
Show
do Milhão
AVALIAÇÃO
A
avaliação do projeto será realizada ao final das etapas 2 e 3 através da
participação dos integrantes dos grupos.
FONTE
DE PESQUISA
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz-adu-conhecimentos4-facil.htm
ACESSADO EM 12/04/2013.
http://www.a77.com.br/testes/testes_de_conhecimentos_gerais.php ACESSADO EM 12/04/2013.
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