História da UPEr


            A UPEr, União Pontaporanense de Estudantes e Região, entidade que representa regionalmente os nossos estudantes, está  completando 25 anos nesta segunda-feira.
            Criada logo após a reconquista da democracia no Brasil e do movimento das Diretas já, foi fundada em 6 de julho de 1981 por Aley Ale com o objetivo de defender os direitos individuais e coletivos dos estudantes. Sobre a década de 80, poucos registros há. Em 1986, na gestão de Álvaro Soares, a organização pode comemorar a implantação do Campus da UFMS em Ponta Pora.
            Em 1992, na gestão Anísio Rodas, a entidade celebrou também a conquista do Passe Livre que foi sua marca durante toda a década de 90.Após Anisio, por algum tempo até 1994, Ageu de Oliveira foi presidente interino. Em 1995 no mandato de Veimar Marques a instituição passou a enfatizar a luta pelo Passe Livre, onde contou com o apoio da UDE (União Douradense de Estudantes). A conquista imediata possibilitou aos estudantes o uso do benefício a partir de julho daquele mesmo ano. Os passes livres estudantis, a principio eram impressos pela Prefeitura e repassados às escolas, para que as mesmas entregassem aos estudantes. Em 1997 a UPEr propôs modificações na regulamentação da Lei, beneficiando os estudantes. A partir daquele ano, passou a ficar responsável pela distribuição dos passes. Em agosto de 1998, começou a pagar para empresa Junior Transportes pela Impressão do passe. No ano seguinte, este foi garantido na justiça. A instituição conseguiu a manutenção do mesmo através de diversas lutas ate o ano de 2008, quando durante a administração do então prefeito Flavio Kayatt este direito foi retirado e substituído pela lei de meio passe sob autoria da Professora Dulce Manosso.
            Em 2003, a UPEr participou de manifestações em Brasília – DF reivindicando a reinstalação de cursos em Campus da UFMS abandonados, como o de Ponta Pora. As manifestações surtiram efeito e em 2009, o CPPP (Campus de Ponta Pora) voltou a oferecer cursos da Universidade Federal.
            No ano da instalação dos mesmos, a UPEr sofreu uma profunda renovação e passou a contar com novos nomes, novas lideranças e uma nova proposta de trabalho. Desde então, tem procurado agir em parceria com o Comercio, as Instituições de Ensino, Publicas e Privadas, de nível, básico e superior. Ainda em 2009, organizou o VII encontro Municipal de lideres, onde se destacaram nomes como Everton Barboza, Isaias de Almeida, Douglas Pequeno, Thiago Eugenio Vedana, Kesia Ortiz, Carolaine Oliveira e Thuyane Alves. Em uma parceria com o programa Hit Parade Brasil, da Nova FM, apresentado por Giovani César e também passou a promover debates com diversos estudantes de nível médio e universitário sobre complexos temas.
            Em uma parceria com Jovilson Gimenes, então apresentador do Programa de TV “Eu Quero o Melhor”, promoveu o Desafio Interescolar, uma competição diferente, que visava estimular e valorizar as Intuições de Ensino de Ponta Pora e os seus melhores estudantes. Os novos lideres fizeram sucesso e conquistaram a simpatia e apoio de diversos professores, coordenadores e ate mesmo diretores das Instituições de Ensino.
            Em 2010, as eleições para nova diretoria da UPEr, elegeram como Presidente Markon Machado, vice Thiago Vedana,  Tesoureiros Douglas Pequeno e André Amaral, Pres. Do Conselho Fiscal Ismael Santos, todos componentes eleitos pela Chapa Fenix como novos diretores da UPEr. O grupo desde então tem procurado descentralizar as ações da Instituição e encontrado parceiros dos diversos segmentos da sociedade.
            Assim que eleita, a nova diretoria da UPEr passou a contar com professores de diversas escolas como Fernando Ferreira,da escola Geni Marques Magalhães, Hugo Scalon, das escolas Magsul e Ade Marques, “Cidinha”, da escola Calvoso e das Faculades Magsul, Fabio Junior, professor da escola Joquim Murtinho, Wanderley Brandão Junior, das escolas Fernando Saldanha e Miguel Marcondes, Elisvan e Marcos Diniz, da escola Pedro Afonso Goldoni, para a elaboracao do novo Desafio interescolar
            Em 2011, a UPEr oficializou o Professor Fabio Junior como novo Professor Conselheiro da UPEr, ganhou ainda o apoio de Claudinei dos Santos Freitas como novo Coordenador do Departamento Jurídico e Diovano César passou a ser o novo Coordenador do Departamento de imprensa. O grupo em nenhum momento mostra-se fechado e sempre recebe novos apoios e novos lideres, recentemente Aline Soares, estudante aprovada no processo seletivo da IFMS  assumiu a Secretaria Geral da UPEr.
            A Diretoria da UPEr tem procurado consultar e viabilizar o apoio de todas as Escolas de Ponta Pora, em todas as suas reuniões, tem contado com integrantes oficiais de todas as Instituições que disponibilizam Ensino Médio e Superior.
            Neste ano será promovido um Festival de Talentos para comemorar o dia do estudante, em 11 de agosto, evento que ocorrerá na Faculdade Magsul, onde os estudantes das diversas instituições exibirão seus talentos musicais.
            A partir de setembro, a organização promete realizar uma nova edição do Desafio Interescolar que terminará com a eleição da Garota e Garoto Estudantil, de nível médio e superior.
            Atualmente, os estudantes sócios da entidade, possuem desconto na Lanchonete e Sorveteria Baturite, Click Cyber, Restaurante Coma Bien, Academia Stronger Gyn, Escola de kung fu Dragões de Fogo e Cyber Área 51, alem do direito assegurado por lei, a meia-entrada em qualquer evento publico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário